Você abriu seu negócio mas não sabe como fazer ele “dar certo”?
Ou então, seu negócio está passando por uma difícil fase, em que você já não sabe mais o que fazer?
É importante ter a consciência de que alcançar o sucesso leva tempo e esforço. Muitos empreendedores desistem nas primeiras “portas fechadas”, ou até mesmo por um longo tempo de tentativas sem sucesso. Para que um negócio tenha o sucesso esperado, se faz necessário ESTRATÉGIA. Não basta apenas ter uma empresa formalizada, é preciso agora, firmar também passos em direção à empresa criada.
Existem passos simples, porém muito valiosos que são deixados de lado por alguns empreendedores. Mas, se você deseja alcançar o sucesso, precisa se dedicar a ter esses 5 passos como aliados no negócio.
Vejamos:
- DEFINA METAS: Você já parou pra pensar, até onde deseja chegar com o seu negócio? Qual o valor de faturamento almejado? Número de clientes? Quanto tempo vai levar para cobrir todo seu investimento e do quanto precisa trabalhar para isso? Por esses questionamentos e muitos outros, você precisa definir metas CLARAS. Metas que especifiquem tempo e valores. Isso vai ser o norte para chegar aos resultados. A falta de metas, leva muitos empreendimentos à caminhar sem saber para onde vão. E como diz na obra de Alice no país das maravilhas:
“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”
(Obra de Alice no País das Maravilhas)
2. USE E ABUSE DAS REDES SOCIAIS: Os meios digitais ganharam espaço no empreendedorismo. Principalmente no tempo em que temos vivido, onde muitos tiveram de se reinventar por meio da tecnologia. Esse “novo normal” mundial, abriu novas possibilidades de negócios totalmente apoiados nas redes sociais. Então, como empreendedor, é o seu momento de fazer também uso dessas ferramentas que tanto ajudam a impulsionar os negócios. Se você nao domina bem essa área, busque ajuda. Aprenda ou contrate alguém para lhe ajudar, pois esse é o momento oportuno de fazer com que sua empresa seja vista por olhares que talvez por outros meios nunca olhariam para ela. Dê visibilidade à sua empresa através das mídias sociais.
3. DESENVOLVA SUA MARCA: Se a sua marca não tem um “rosto”, é preciso fazer isso já! Esse rosto pode ser algo que tenha ligação com o que você realiza, ou pode ser você mesmo! O que precisa acontecer, é que as pessoas associem você e/ou sua marca com aquilo que você oferece. A marca é muito importante, pois é ela que fica “gravada” na mente das pessoas quando desejam o que você pode oferecer. Faça com que pessoas conheçam sua marca e coloque sua identidade nela. Será que hoje, às pessoas tem clareza do que você realiza?
4. TENHA UM CONTROLE ORÇAMENTÁRIO: É imprescindível que você tenha um controle de quanto gasta e do quanto pretende gastar. Um controle orçamentário te ajuda a enxergar todos os seus custos e receitas, a fim de que você possa eliminar desvios enxergando o dinheiro desperdiçado, assim como te permite avaliar onde vale investir. Muitos empresários não fazem ideia dos custos do negócio.
5. VALORIZE O PÓS-VENDA: Essa é uma regra de ouro, e é tão valiosa quanto a captação do seu cliente. Muitos negligenciam essa parte, achando que já conquistaram o cliente e por vezes prestam até um serviço de má qualidade causando assim, uma decepção em quem o contratou. Mesmo que esse cliente não seja um cliente recorrente, é preciso valorizar. Lembre-se que a propaganda “boca-a-boca” ainda é um excelente meio de resultados. E ATENÇÃO, o boca a boca negativo também te prejudica e muito. As pessoas buscam referências antes de contratar um produto ou serviço. Então, pense bem em qual imagem você deixa no pós venda, pois é ela que vai falar de você!
E por fim, não tenha medo de se lançar! Faça o melhor que puder fazer, faça com amor e dedicação. Cuide dos seus negócios com zelo, siga os passos acima e se permita o sucesso!
Renata Maria- CEO Isee Contabilidade Digital e Negócios